Palestra Confirmada! Quirijn de Jong Van Lier

Quirijn de Jong é formado em Ciência do Solo pela Agricultural University – Wageningen – Holanda (1985), concluiu seu Mestrado em Soil Science (1988) na mesma universidade, doutorado em Solos e Nutrição de Plantas na Universidade de São Paulo (1994) e Livre- Docência do Meio Ambiente pela ESALQ/USP (2001).

Tem experiência na área de Ciência do Solo, com ênfase em Física do Solo e Física Ambiental, atuando principalmente na predição da disponibilidade de água para as plantas, baseado em princípios físicos e na medição e modelagem da extração da água do solo pelo sistema radicular de plantas.

Atualmente é Professor Titular da Divisão de Funcionamento de Ecossistemas Tropicais do CENA/Universidade de São Paulo desde 2013. Anteriormente foi professor da UFRGS (1995-1997) e da ESALQ/Universidade de São Paulo (1998-2012).

É editor associado da revista Vadose Zone Journal e editor assistente da Revista Brasileira de Ciência do Solo, além de ser membro indicado da Kirkham Committee da Soil Science Society of America. É revisor de diversos periódicos, dentre eles: Revista Brasileira de Ciência do Solo, Soil Science Society of America Journal, Agricultural Water Management, Geoderma, Soiland Tillage Research e Plant and Soil. Também é revisor de projetos de diversas agências de fomento, dentre elas a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e o CNPq.

Seus mais recentes projetos de pesquisa são: Propriedades hidráulicas do solo determinadas por modelagem inversa e sua aplicação na estimativa da disponibilidade de água para as plantas (2016, em andamento); Agricultural resource efficiency and reduction of impact sunderland-use and climate changes cenarios in Brazil (2014, em andamento); e, Avaliação funcional de instrumentos de medição do potencial matricial da água do solo seco (2013, em andamento).

Em nível de PG, o Professor Quirijn orientou 8 dissertações de mestrado (+1 em andamento); 15 teses de doutorado (+2 em andamento). Ainda, em nível de pós-doutorado, supervisionou 4 pós-doutorandos (+3 em andamento).

Organizou a 1ª e 4ª edição do evento “Brazilian Soil Physics Meeting” em 2011 e 2017. Como resultado de suas pesquisas, publicou oitenta (80) artigos completos em periódicos, um (1) livro e sete (7) capítulos de livros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *