Palestra Confirmada! Altamiro Souza de Lima Ferraz Junior

O Professor Altamiro possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1990), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000).

Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Estadual do Maranhão pertence ao quadro de professores do Programa de Pós Graduação em Agroecologia.

 Desenvolve trabalhos na área de Agroecologia, com ênfase em agroecossistemas sustentáveis, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas agroflorestais, produção orgânica de hortaliças e uso de resíduos industriais na agricultura.

É revisor de 2 (dois) periódicos, sendo eles Scientia Agraria (UFPR) e Acta Amazonica (Impresso), também é revisor de projeto de 2 (duas) agências de fomento, a  Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Desenvolveu 7 (sete) Projetos de Pesquisa, os mais recentes foram: Uso de biofertilizante com vísceras de pescados e frutos de noni em sistema de cultivo orgânico (2015, em andamento); Representação espaço-temporal de serviços ambientais providos pelos solos do Maranhão e da Guiana (SEMAGUY – Fase 2) (concluído); Serviços ambientais e sua valoração nos processos evolutivos de uso e mudança de uso do solo em áreas do Maranhão e da Guiana sob fortes pressões antrópicas (2012, em andamento); e Sistema agroecológico de produção de abacaxi Turiaçu e culturas alimentares na Amazônia Maranhense. (2011, em andamento).

Além dos Projetos de Pesquisa, desenvolveu 1 (um) Projeto de Extensão e 8 (oito) Projetos de Desenvolvimento, sendo os mais recentes, deste último citado: SEMAGUY Fase 2 – Representação espaço-temporal de serviços ambiental providos pelos solos do Maranhão e da Guiana (2013, em andamento); Desenvolvimento de um substrato para a produção de mudas de espécies nativas para programas de compensação ambiental (2013, em andamento);

O Professor Altamiro orientou 57 (cinquenta e sete) alunos. Sendo essas orientações: 1 (uma) tese de doutorado em andamento e 3 (duas) finalizadas; 3 (três) orientações de outra natureza em andamento e 3 (três) finalizadas; 12 (doze) dissertações de mestrado; 4 (quarto) monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização; 19 (dezenove) trabalhos de conclusão de curso de graduação; e 13 (treze) orientados de Iniciação Científica.

Publicou 20 (vinte) artigos completos em periódicos; 6 (seis) capítulos de livros; 1 (um) texto em jornais de notícias/revistas; 2 (dois) trabalhos completos publicados em anais de congressos; 12 (doze) resumos expandidos publicados em anais de congressos; 22 (vinte e dois) resumos publicados em anais de congressos; 8 (oito) apresentações de trabalho; e 1 (uma) outra produção bibliográfica

Possui ainda 17 produções técnicas, sendo: 1 (um) produto tecnológico; 9 (nove) trabalhos técnicos; 2 (duas) entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia; 4 (quarto) demais tipos de produção técnica; e 1 (uma) outra produção artísticas/culturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *