Dia de Campo

Em parceria com a Fazenda Barbosa, Embrapa Meio-Norte e com a INOVAGRO, a visita técnica do Amazon Soil 2018 será realizada no dia 28 de Março. Teremos a oportunidade de observar e analisar os perfis de solo em quatro sistemas (estações) distintos de uso e manejo.

A primeira e segunda estação contarão com a experiência da Engenheira Agrônoma Professora Dra. Leidivan Almeida Frazão (UFMG). A primeira estação apresenta histórico de plantio de soja sobre a palhada de milheto, tendo sido cultivado milho com brachiaria na safra de 2015, em sistema de rotação de culturas. A segunda estação está localizada 100 metros adentro de uma área de preservação, em um cerrado tropical subperenifólio típico da região. A terceira estação contará com a experiência do Engenheiro Agrônomo Daniel Ricardo Teixeira (INOVAGRO). Esta estação se encontra em área de lavoura de soja, tendo histórico de subsolagens sucessivas previamente ao plantio de milheto e soja e não possui histórico de rotação voltada ao ILP em detrimento a primeira estação. A quarta estação de nossa visita, a trincheira (#4) contará com a experiência dos doutores Marcos Lopes Teixeira Neto e Henrique Antunes de Souza (EMBRAPA Meio-Norte). Esta estação se encontra em uma área de integração agrossilvipastoril com diversas propostas de pesquisa realizadas pela EMBRAPA voltadas ao manejo conservacionistas.

Foto 1: Abertura da trincheira em área de lavoura de soja, nossa primeira estação. Foto: Da esquerda para direita: Henrique Antunes Sousa (EMBRAPA); Leovânio Barbosa (EMBRAPA); de costas, Marcos Lopes Teixeira Neto (EMBRAPA); Gregori da Encarnação Ferrão (UFMA); de costas, Ana Karoline (UFMA); Érico Torres Urbano (UFMA);

A Fazenda Barbosa, Unidade de Referência Técnológica (URT) da Embrapa Meio-Norte, está a 43km de distância do Centro de Ciencias Agrarias e Ambientas/UFMA, sede do evento e será uma ótima oportunidade para debater experiências práticas de manejo e suas consequências nos solos da região. O deslocamento até a propriedade será feito por ônibus, com saída prevista para as 13 horas.

Foto 2: Da esquerda para direita. Daniel Ricardo Teixeira (INOVAGRO); Luis Fernando Devicari (FAZENDA BARBOSA); Edmilson Igor Bernardo Almeida (UFMA).
Foto 3: Da esquerda para direita; Marcos Teixeira; Henrique Antunes Souza; Leovânio Barbosa; Gregori da Encarnação Ferrão